segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A CURA ATRAVÉS DO AMOR - HO'OPONOPONO




A cura através do AMOR -  Ho'oponopono (Sheila Costa)

  
Bem...
Em Havaiano, Hoo significa "causa", e ponopono quer dizer "perfeição", portanto Ho’oponopono significa "tornar certo."


O ho’oponopono é uma técnica muito, mas muito simples...


É apenas usar as palavras: Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata...para tudo que se apresentar de incômodo na sua vida...absolutamente tudo. O incômodo será sempre o sinal para iniciar o processo de limpeza.

Toda vez que você sentir um "incômodo" basta dizer (ou mentalizar) as palavras: Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata....como um mantra, substituindo o seu pensamento e a aquela "tagarelice" mental que conhecemos bem quando ficamos remoendo um problema.
 
 
Poderia acabar por aqui, pois o ho’oponopono é só isso mesmo!

  
Segundo eles, devemos praticar, sentir mais e racionalizar menos...mas eu sei que precisamos de explicações para entender um pouco mais o processo para  internalizar...

  
Então amigos, vou tentar explicar ( dentro da minha limitada percepção) baseado em tudo que eu já li a respeito. Mas quero deixar bem claro que essa é a maneira que "eu entendi" hã! :)


Bom, vamos lá...


Todos nós tempos a mesma essência por isso "SOMOS TODOS UM" o que nos distancia são nossas crenças individuais.


Essa essência é chamada de "EU" que é a nossa verdadeira identidade, a nossa identidade própria.
  

Todas as nossas crenças e condicionamentos aprendemos no decorrer das nossas existências.

Hoje você é a soma do seu EU + Suas Crenças e condicionamentos que o ho'oponopono chama de (memórias).

  

“Não sou meus átomos, eles vêm e vão. Não sou meus pensamentos, eles vêm e vão. Não sou meu ego, a minha auto-imagem muda. Sou acima e além disso; sou a testemunha, o intérprete, o self além da auto-imagem. Este self não tem idade nem limites de tempo.” (Deepak Chopra)


O Ho'oponopono defende a idéia de limpar essas memórias, para entrarmos cada vez mais em contato com a nossa verdadeira essência, o nosso EU verdadeiro que é o puro AMOR.
  

"A verdade é dentro de nós mesmos. Quando o ego morre, a alma desperta.'' Mahatma Gandhi
 

Mas como limpar?


Se conectado com a energia do "AMOR" o tempo inteiro.


É ter consciência de que tudo que está se manifestando na nossa vida, são nossas crenças que estão atraindo. O "incômodo" é o sinal para iniciar o processo de limpeza...


"Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grata" serve como um remédio para tudo que está se manifestado na nossa vida, nos trazendo experiências desagradáveis.
 

E porque limpar?

  
Por que paramos de "reforçar" e "validar" nossas crenças. Paramos de alimentar aquela energia cultivada durante tanto tempo...simplesmente se "desligando" de tal sentimento.


Um exemplo:


Você acredita que ninguém é confiável. (uma crença)
  

A lei da atração vai atrair para sua vida pessoas "não confiáveis" para que assim esse sua crença seja reforçada e você fique cada vez mais convencido da "verdade" dessa crença!  E ela fica lá...reforçada, forte e atraindo mais e mais pessoas não confiáveis para sua vida.


Praticando o Ho’oponopono, você percebe isso. Percebe que se você atraiu uma pessoa como essa pra sua vida é porque existem memórias em você que fizeram isso, então você limpa e para de alimentá-la. E elas perdem a força... e com o tempo morrem. É como um ciclo que você quebra quando faz uso da técnica.
 

E quanto mais você limpar...mais você entra em contato com o seu EU verdadeiro...a sua essência verdadeira. Quando entramos em contato com o EU verdadeiro, passamos a vibrar na nossa condição natural que é o amor.


Quando estamos em contato com nosso EU, uma paz incrível se instala. E na paz entramos em sintonia com tudo de maravilhoso que o Universo tem a  oferecer.


O Ho’oponopono Chama de Divindade, o nosso verdadeiro EU, nossa essência, nossa verdadeira identidade que sabe tudo...muito além da razão. O ho’oponopono diz que nossa essência é perfeita! Precisamos sim é "desaprender" tudo que é contrário ao amor.


Viver o amor em nós mesmos e nos outros é a razão de tudo!


O Ho’oponopono é uma forma de encarar a vida...


Simples e baseada no Amor.


Mas porque essas palavras:  Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata?

Quando você diz "Sinto muito" você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente e te causou incômodo. Você quer o perdão interior por ter atraído tal situação.


Ao dizer "Me perdoe" você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar a se perdoar.

  

"Te amo" transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.
 
 

"Sou grato" é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.
 

Achou isso tudo muito estranho?


Então queridos amigos... experimentem!

  
Quando sentir qualquer incômodo na alma ( causado por alguém, situação, evento, sentimento...enfim qualquer coisa) ao invés de esbravejar, ou ficar remoendo tal situação...comece a ocupar seus pensamentos com essas palavras....sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata.
  

Tenho certeza que você irá sentir uma paz profunda e uma conexão maior com Deus. 

Experimente! E tire suas conclusões!
Afinal, não temos nada a perder! 
 

Não sei  se fui clara nas minhas colocações...espero que sim!

Bom, pelo menos tentei!
 


Paz e Luz!
 

( Ho'oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Huna, que tem sua origem nos espiritualismo dos povos antigos do Havaí.)



2 comentários:

  1. Fico feliz que você tenha gostado do meu texto, e fico mais feliz ainda por ter dado os créditos.
    O respeito com o trabalho e o tempo dos outros é algo maravilhoso!
    Obrigada viu!
    Beijão!
    Sheila Costa

    ResponderExcluir
  2. Sheila,

    O texto merece ser compartilhado para que mais pessoas sejam beneficiadas.
    Sempre coloco os créditos, a menos que a mensagem tenha chegado a mim sem autoria.
    Obrigada pelo texto maravilhoso.
    Bjsss,

    Denise

    ResponderExcluir

Obrigada pela mensagem. Em breve será publicada.